quinta-feira, 8 de março de 2012

Especial - Biologia Marinha

O que faz um Biólogo Marinho?

- Pode trabalhar em investigação de certo assunto relacionado com as ciências marinhas. Desde a poluição marinha, passando pelo funcionamento dos ecossistemas marinhos, a produção de um certo composto por algum ser marinho, a genética das espécies marinhas, o comportamento animal, etc. São projetos normalmente financiados pelo estado ou por privados. E aqui pode sempre progredir na carreira acadêmica - mestrado - doutoramento - pós-graduações.

- Pode ser consultor (aconselhamento) de uma empresa de aqüicultura (se o seu curso o tiver preparado para esta área). É uma área em grande expansão.

- Pode ser consultor das políticas de gestão da pesca (avaliando o estado das populações dos peixes e outros recursos e procurando estabelecer uma exploração sustentável)

- Pode trabalhar na área de proteção e educação ambiental - sensibilizando, protegendo, educando, lutando por políticas mais ecológicas, fazendo parte da equipa de manutenção de reservas marinhas, etc.

- Pode integrar uma empresa que de alguma forma esteja relacionada com o mundo marinho - zoológico marinhos, empresas de observação de baleias e golfinhos ou de outros animais marinhos, empresas de mergulho, etc.


Fonte: Biologia Marinha

quarta-feira, 7 de março de 2012

Especial - Biologia Marinha

Como se tornar um Biólogo Marinho?

Biologia marinha é o estudo dos organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e das relações entre eles e com o ambiente.

Os cursos de graduação em Biologia Marinha surgiram em razão da necessidade de conhecer melhor os organismos vivos presentes no ambiente marinho. O curso de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro/RJ), que teve início em 1968 (neste caso, assim como nos demais, a referência é ao ano de ingresso da primeira turma), foi o precursor desta especialidade no País. Somente em 1982, por iniciativa das Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH (Niterói/RJ), foi criado um novo curso da modalidade. Em 1987 a Universidade Santa Cecília – UNISANTA (Santos/SP) criou o terceiro curso de Biologia Marinha no país.

A entrada em vigor da Lei N° 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), de 20.12.1996, que garantiu às instituições reconhecidas como universidades e centros universitários autonomia para criar cursos de graduação, desencadeou um segundo ciclo de criação de cursos de Biologia Marinha no Brasil. Até então, todas as instituições tinham que solicitar autorização prévia ao Ministério da Educação - MEC. Assim, foram criados cursos em 2000 na Universidade Federal Fluminense – UFF (Niterói/RJ) e em 2002 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Santos/SP) e na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (Joinville/SC).

É possível ainda se formar em Ciências Biológicas e fazer uma especialização ou um mestrado na área de Biologia Marinha. O biólogo é um profissional que estuda os organismos vivos em seu ambiente natural, em cativeiro, ou no laboratório. O campo da biologia pode ser desenvolvido sob diversos aspectos, aumentando o conhecimento científico e desenvolvendo aplicações práticas no manejo da vida selvagem, na conservação das espécies, na agricultura e na saúde.

Fonte: Ciências do Mar Brasil; Instituto de Biologia.


Especial - Biologia Marinha


Olá pessoal,

Depois de algum tempo sem postar algo, hoje resolvi fazê-lo devido às visitas e comentários que me incentivaram a colocar mais publicações, especialmente sobre o tema relacionado à biologia marinha.

Confesso que fiquei surpresa ao ver que muita gente visitou meu blog, e com isso não poderia deixá-los sem uma resposta. Um dos motivos de ter ficado muito tempo sem postar é que no começo não havia todos os comentários que há hoje (sei que nem são tantos assim comparando-se com outros blogs, mas para mim é muito bom ver os comentários elogiando o blog) e acabei me desmotivando a continuar postando. O outro motivo é que eu estou no penúltimo semestres do curso de Ciências Biológicas, isso me deixa quase sem nenhum tempo, devido as cadeiras finais e a monografia.

Mas, hoje estou aqui e pretendo postar sempre que der, e devido ao grande número de comentários no 'post' sobre biologia marinha, logo no início do blog, vou a partir de hoje fazer um “especial” abordando exclusivamente sobre o assunto.

Muito obrigada pelos comentários,

Érika Pimentel